Dormir bem é tão essencial para o desenvolvimento infantil quanto se alimentar ou brincar. O sono de qualidade impacta diretamente a aprendizagem, o crescimento saudável, a regulação emocional e o bem-estar das crianças. Por isso, é fundamental conhecer as particularidades do sono em cada fase da infância e saber como construir rotinas que favoreçam noites tranquilas e restauradoras.

Para apoiar as famílias nesse processo, recomendamos a leitura da cartilha "O Sono da Criança e do Adolescente: um guia para pais e cuidadores", desenvolvida pela Associação Brasileira do Sono (ABS), que traz orientações práticas, baseadas em ciência sobre como promover hábitos saudáveis de sono desde os primeiros anos de vida.

Dra Ila Linares
Pós doutora Ipq USP- Psicóloga do Sono - Icr
Mãe da escola Espaço Aberto

ISBN-abs-projeto-material-psicologia-7MAR24Baixar

É durante a infância que vivemos a relação mais profunda, mais natural e mais íntima com o tempo. Nunca mais estaremos tão disponíveis quanto a criança que fomos, aquela para quem tudo é novo, que sabe sonhar, surpreende-se e tudo esquece para aproveitar o instante. Sem o peso do passado e sem a preocupação do futuro, atravessamos esses primeiros anos no presente, antes que seja corroído nas duas pontas pelas lembranças e pelos projetos.

- Jean-Louis Servan-Schreiber


Quando uma criança nasce e encontra eco e voz no mundo, através de seus familiares e professores, ela pode exercitar sua mente plástica e criativa usando seus sentidos. À medida que ela cresce, expande seus caminhos, ousa, cria, modula sua imaginação e vive, genuinamente, cada experiência que se apresenta.

Ela busca no outro, nos pares e nos personagens que habitam seu interior, sua voz, expressão e encantamento com a fantasia que lhe reveste de poderes e sentimentos. Nesse trânsito entre o “eu” e o “nós”, entre o real e o imaginário, meninos e meninas buscam crescer em um território conhecido, mas ainda cheio de curvas e trajetos que estão se cumprindo.

Tal caminho, o do desenvolvimento, traz consigo, em sua pele e emoções, a força de uma infância bem-vinda e bem-vivida.

Uma infância que permitiu à criança ser ouvida e se colocar, ter abrigo e ser convidada à autonomia, viver no coletivo sem deixar a sua subjetividade de lado; que permitiu, também, ter o outro como referência e interlocução, diante de seus questionamentos vivos e cheios de sabedoria.

Certamente, as marcas e lembranças registradas na alma da criança, suas vivências e expedições, irão garantir e contornar novas experiências, dando ao jovem/adulto do futuro, referências preciosas de outros tempos, suas impressões e expressões. 

É fundamental que a escola de educação infantil marque seu espaço na vida das crianças que celebram seu primeiro setênio, inaugurando cada etapa dos anos em que a criança está livre para se formar, se constituir: “vir a ser” e, para tanto, deve estar totalmente desprendida da intenção de pré-parar um ser tão potente à uma vida escolar cheia de conteúdos e limitações físicas.

Por isso defendemos a ideia de que o corpo, nessa primeira etapa da vida, possa experimentar e sentir, antes de abstrair e que possa sonhar e projetar um futuro antes da criança aquietar seu corpo e mente em carteiras escolares. Que a mente e as emoções desses indivíduos possam estar fortalecidas e críticas para sobreviver e saber agir nos pátios e recreios coletivos, assim como, nas telas de seus celulares e nas redes sociais, comunicando e compartilhando conosco seus medos e angústias, os da próxima etapa, o segundo setênio.

Viva a primeira infância! Para que assim, possamos, mais tarde, festejar, também, as outras fases que virão!

Marcella e Lila
Coordenação Pedagógica

Na primeira infância, o movimento é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Atividades como judô, educação física, capoeira e brincadeiras tradicionais, como pular corda, não apenas estimulam o corpo, mas também promovem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

O exercício físico nessa fase auxilia no aprimoramento da coordenação motora, do equilíbrio e da consciência corporal. Além disso, contribui para o fortalecimento dos músculos e ossos, ajudando na formação de hábitos saudáveis que serão levados para a vida toda. Do ponto de vista emocional, essas práticas auxiliam no controle da ansiedade, na construção da autoconfiança e na capacidade de enfrentar desafios. Já no aspecto social, incentivam o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito pelo outro.

Na escola Espaço Aberto, valorizamos e incorporamos essas atividades no cotidiano das crianças. Durante as aulas de educação física, promovemos brincadeiras que estimulam a criatividade e a interação, além de incentivar a prática de esportes como o judô e a capoeira, que ensinam valores como respeito, concentração e superação. As atividades ao ar livre, como pular corda e circuitos motores, são momentos lúdicos e de aprendizado, nos quais os pequenos desenvolvem habilidades essenciais para seu crescimento.

Ao proporcionar um ambiente rico em movimento e experiências corporais, contribuímos para uma infância mais saudável, ativa e feliz. Incentivar as crianças a se movimentarem desde cedo é um presente para o futuro delas!

Contamos com vocês, famílias, para reforçar essa prática também em casa, garantindo que os pequenos tenham momentos de diversão e aprendizado por meio do corpo e do movimento!

Convidamos novos pais a conhecerem a Escola Espaço Aberto e descobrirem como nosso ambiente acolhedor e educativo pode contribuir para o desenvolvimento integral de seus filhos. 

Venha nos visitar e fazer parte da nossa comunidade!

Cada fase do desenvolvimento infantil é única e traz desafios e descobertas que influenciam diretamente no aprendizado e no crescimento da criança. Compreender melhor a idade do seu filho, suas necessidades e capacidades em cada etapa da infância é essencial para apoiá-lo de forma adequada e contribuir para seu desenvolvimento saudável e feliz.

POR QUE É IMPORTANTE CONHECER A FASE DE DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO?

Estabelece expectativas realistas
Cada criança tem seu ritmo de crescimento, mas existem marcos do desenvolvimento que ajudam os pais a compreender o que esperar em cada idade. Isso evita preocupações desnecessárias e permite uma melhor orientação no aprendizado.

Facilita a estimulação adequada
Saber quais habilidades a criança está desenvolvendo em determinada idade possibilita oferecer brincadeiras e atividades que incentivem seu crescimento intelectual, emocional e motor.

Contribui para o desenvolvimento socioemocional
Ao conhecer a fase em que a criança está, os pais podem auxiliá-la a lidar com emoções, relações sociais e desafios comuns de cada idade, promovendo autonomia e segurança.

Permite a identificação precoce de dificuldades
Quando os pais estão informados sobre o desenvolvimento esperado, conseguem perceber sinais de dificuldades precocemente e buscar apoio especializado, se necessário.

COMO A ESCOLA ESPAÇO ABERTO LIDA COM ESSE ASSUNTO?

Nossa escola adota uma abordagem baseada no respeito ao desenvolvimento individual de cada criança. Para isso, contamos com:

Professores especializados que acompanham de perto o crescimento e aprendizado dos alunos, adaptando as atividades conforme suas necessidades.

Planejamento pedagógico personalizado, estruturado para atender às diferentes faixas etárias e proporcionar estímulos adequados a cada fase.

Diálogo aberto com os pais, fazendo reuniões e orientação para que possam acompanhar de perto a evolução dos filhos.

Ambiente afetivo e seguro, onde as crianças se sentem acolhidas para explorar, aprender e crescer de maneira saudável.

VENHA CONHECER NOSSA ABORDAGEM PEDAGÓGICA!

Se você é um pai ou mãe em busca da melhor educação infantil para seu filho, convidamos você a conhecer nossa escola e nossa proposta pedagógica. Acreditamos que cada criança é única e merece um ensino que respeite seu ritmo e necessidades. Agende uma visita e descubra como podemos contribuir para o crescimento e felicidade do seu pequeno!

Na Escola Espaço Aberto, acreditamos que a infância deve ser um período de descobertas, interações e experiências enriquecedoras no mundo real. No contexto atual, em que a tecnologia faz parte do dia a dia, é essencial refletirmos sobre o impacto do uso de telas na rotina das crianças, especialmente na primeira infância.

O que dizem os especialistas?

Diversos estudos indicam que o uso excessivo de telas por crianças menores de 6 anos pode trazer desafios significativos para o desenvolvimento infantil. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo de exposição às telas deve ser limitado e sempre supervisionado por um adulto. Para crianças de até 2 anos, o ideal é evitar completamente o uso de dispositivos eletrônicos. Já para aquelas entre 2 e 5 anos, recomenda-se um tempo máximo de 1 hora por dia, sempre com conteúdos educativos e de qualidade.

O excesso de telas pode impactar:

Como a Escola Espaço Aberto trabalha esse tema?

Na Escola Espaço Aberto, priorizamos um aprendizado baseado no brincar, na exploração sensorial e na interação humana. Acreditamos que a melhor forma de aprender na infância é por meio da criatividade, do movimento e do contato com o ambiente ao redor.

Em nosso espaço, promovemos:

Atividades ao ar livre – Brincadeiras na natureza, exploração de materiais naturais e estímulo ao movimento livre.

Experiências sensoriais e manuais – Pintura, modelagem, construção e outras atividades que desenvolvem habilidades motoras e cognitivas.

Interação social e expressão emocional – Jogos, contação de histórias e dinâmicas que incentivam a comunicação e o vínculo afetivo.

Na nossa escola , buscamos apoiar as famílias na construção de hábitos saudáveis e equilibrados, respeitando o desenvolvimento natural das crianças. Acreditamos que o aprendizado mais significativo acontece no contato humano, na exploração do mundo real e no fortalecimento dos laços afetivos. Afinal, a infância é um tempo precioso, e cada momento vivido longe das telas é uma oportunidade de crescimento e descobertas inesquecíveis! 

Mônica Terreiro de Souza
Direção

A Escola Espaço Aberto existe desde 1979, sempre cuidando dos primeiros anos de vida.
Espaço Aberto 2024 © Todos os Direitos Reservados