Prezadas famílias, Estamos todos ansiosos para a retomada às aulas presenciais, mas sabemos que é um momento de cuidar de nossas crianças e de nós mesmos.
Como então manter a proposta da Espaço Aberto, diante de tantos desafios?
Assim como muitos, nesse cenário, estamos nos reinventando diariamente e fazendo ajustes sempre que necessário, portanto compartilhamos com vocês algumas medidas tomadas visando o cuidado físico, emocional e o respeito à infância:
Seguem aqui relacionadas, um conjunto de novas normas de funcionamento da escola, criadas a partir de protocolos recebidos das Secretárias da Educação, da Saúde, e da Dra. Gladys Prado, infectologista.

Entrada e Saída de Alunos

O horário de entrada será estendido com o objetivo de evitar aglomerações.
Período da manhã: entre 8h e 8h30
Período da tarde: entre 13h e 13h30
– Somente UM adulto poderá trazer a criança na escola e ajudá-la nos procedimentos de higiene e troca de sapatos. O ideal é que após essa ajuda, ela entre sozinha na escola.
– No primeiro dia de aula, as crianças deverão trazer um par de tênis de velcro que será usado diariamente na área interna da escola e ficará guardado na sapateira externa. As crianças deverão higienizar as mãos com álcool gel e terão sua temperatura aferida, esse processo será feito com 4 alunos por vez.
– As mochilas e lancheiras serão desinfectadas após o período de entrada.
Saída do período da manhã: entre 11h30 e 12h
Saída do período da tarde: entre 16h30 e 17h
As crianças serão chamadas individualmente, não ficarão esperando no portão, portanto, vocês podem usar o Whatsapp da Secretaria para avisar que estão chegando.

Cuidados no Dia a Dia

– Todos os ambientes da escola serão limpos, como de costume, e depois higienizados: antes da entrada dos alunos, na troca de turno e no final do período. Além disso, os professores terão álcool gel, à disposição.
– Pedimos que higienizem diariamente a mochila e lancheira em casa. Coloquem somente o necessário, agenda, mudas de roupa, agasalhos, tênis reserva e máscaras limpas no porta máscaras.
– O uso de máscaras será recomendado para todos os alunos de Jardim II a Pré. Elas devem vir dentro da mochila no porta máscaras. Que será fornecido pela escola.
– Os lanches serão feitos na sala, então deverão vir cortados e as frutas picadas para evitar o manuseio.
– Cada faixa etária terá uma sala de aula fixa, onde serão colocadas as malas, lancheiras e todo material pedagógico que a professora poderá utilizar nesse espaço, será guardado num armário fechado
– A escola irá manter os ambientes arejados, com abertura de janelas, portas e ventiladores ligados. A maioria das atividades, serão ao ar livre.
– As turmas vão se revezar nos ambientes abertos: nos parques, pátios da escola e quadra.
– As aulas de Artes e Música continuarão sendo ministradas no Ateliê e no Salão.
– Durante o mês de Outubro, a Biblioteca, Ludoteca, Brinquedoteca e Sala de Atividades permanecerão fechadas.
– Atividades Pedagógicas continuarão online no contra período.
– Cada professora terá 2 sacolas para uso exclusivo do seu grupo: uma contendo brinquedos de parque, e outra com livros e jogos que será renovada semanalmente com todo material higienizado.
– A lavagem de mãos será feita a cada troca de ambientes.
– Na troca das fraldas, a auxiliar usará máscara e luvas, que serão higienizadas e/ou descartada a cada uso.
– As crianças serão orientadas na maneira correta de tossir/espirrar e para evitar tocar nos olhos, bocas e nariz.
– Serão feitos 3 lotes de brinquedos de panos e fantoches para troca diária. Os lotes que não estarão em uso, serão deixados no sol.
– Durante a Pandemia, não será permitido trazer brinquedos de casa.
– As crianças que usam chupetas, deverão evitar fraldas ou qualquer tipo de pano amarrados.

Infraestrutura

• Tapete Sanitizante;

• Sapateira;

• Marcas no banco para ordem de entrada;

• Totens de álcool gel para crianças e adultos.

Placas Informativas estarão por toda escola